Correio Popular Notícia



Equipe da Semusa faz ação preventiva contra Hepatite

Data da notícia: 25/05/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120526-151.jpg[/IMG] (Da Redação) A equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou durante a última semana a coleta de sangue para exames de hepatites B e C no 2º Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM) e nas 1º e 2ª Delegacias de Polícia Civil de Ji-Paraná.
De acordo com a diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Eliana Pereira, ?a ação foi realizada em parceria com a Formação Sanitária do 2º BPM, visando orientar os policiais sobre as formas de prevenção desta doença?. Durante a ação preventiva foram atendidos cerca de 140 policiais.
Ainda conforme Eliana Pereira, a Campanha de Prevenção das Hepatites Virais também será realizada entre dias 24 e 27 de julho, com o objetivo de sensibilizar a população sobre os perigos e como prevenir as hepatites virais. ?Durante a campanha acontecerão pits stops, com distribuição de panfletos educativos, atendimento ao público, testes rápidos para hepatites B e C, coleta de marcadores para doença, investigação epidemiológica, palestras, atendimento médico, entre outros.
A Divisão de Vigilância Epidemiológica da Semusa informa que em breve fará a divulgação da programação oficial.
A Hepatite é uma doença inflamatória do fígado que compromete suas funções. Existem muitos fatores que podem causar hepatite. Ela pode ser viral (quando for causada por um vírus), autoimune (quando o sistema imunológico reconhece seus próprios tecidos como estranhos, atacando-os para destruí-los) ou ainda ser causada por reação ao álcool, drogas ou medicamentos, já que é no fígado que essas substâncias são transformadas. Há vários tipos de hepatites, sendo os tipos A, B e C os mais comuns. Os postos de saúde e as Unidades Básicas de Saúde oferecem tratamento gratuito aos pacientes. Entretanto, é preciso seguir fielmente o tratamento e tomar a medicação prescrita pelo médico.
A Semusa vem trabalhando ativamente no combate a uma série de doenças infecciosas com ações, campanhas e atendimentos à população. Exemplo disso, é o Programa Municipal de Controle da Tuberculose e Hanseníase, oferecido pela equipe da Unidade Básica de Saúde Adolfo Rohl para a população de Ji-Paraná e de mais 15 municípios da região, visando passar todas as orientações e tratamentos necessários para os pacientes. Os tratamentos são gratuitos.
Como parte da 14ª Campanha de Vacinação contra a Gripe ?Proteger é Cuidar?, Ji-Paraná estabeleceu a meta de imunizar 15 mil pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, indígenas e profissionais da Saúde. o objetivo da campanha foi reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza nesta população, tendo como meta imunizar 80% do público-alvo. Com informações Ascom.

Fonte:






Noticia vista 11094 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.